VALE DE PIOS

VALE DE PIOS . CX MADEIRA - Vale de Pios 2008 aprecia-se de imediato, mas pode evoluir tranquilamente em garrafeira. Merece ser decantado e arejado previamente. Deve ser servido a uma temperatura de 15ºC.

More details

QVP03
New product

19,40 €

- +

The minimum purchase order quantity for the product is 3

Add to compare

Add to wishlist

 
More info

VALE DE PIOS 2008 . CX MADEIRA

O ano agrícola começou com um Inverno seco e frio, que fez retardar o abrolhamento, seguido de uma Primavera de temperaturas altas.

Depois de um inicio de verão com  temperaturas acima da média, e condições extremas para a vinha, tivemos um mês de Agosto e inicio de Setembro frescos e secos com dias  solarengos, permitindo, a quem teve coragem de esperar pelo final de Setembro, colher uvas muito prometedoras, em boas condições sanitárias e em bom estado de maturação.

As uvas foram colhidas manualmente e pisadas a pé em lagares de granito vindo a terminar a fermentação em cubas de inox, o que permitiu uma maceração prolongada, contribuindo para a concentração do vinho. Seguiram-se 18 meses de estágio em barricas novas.

 

Touriga Nacional             70%

Touriga Franca                           20%

Tinto Cão                                   10%

Álcool: 14,5% vol.
Acidez total: 5,03 g/l ácido tartárico
pH: 3,78

6.000 Garrafas

 

Vale de Pios 2008 aprecia-se de imediato, mas pode evoluir tranquilamente em garrafeira. Merece ser decantado e arejado previamente. Deve ser servido a uma temperatura de 15ºC.

 

Nota de Prova do enólogo

Muita cor, opaco.

O aroma inicial é muito floral (flor de laranjeira, violetas) e balsâmico (esteva) mas tem também amoras e framboesas, com um suave fumado e tosta da madeira sem que sejam predominantes.

Na boca é um vinho com grande volume, sem adstringência, gordo, com ataque macio onde a amora dominante se conjuga com cacau e trufas. Muito longo e persistente com taninos sempre presentes.

José Maria Machado

30 Other products in the same category

Product Brands

Compare 0